Inclusão UniTEA TEA 18.02.2020 voltar

18 de fevereiro - Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional.


A síndrome de Asperger é um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional.

 

É um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria Transtornos do Neurodesenvolvimento, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V).  

 

A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas.  Trata-se de um dos perfis  ou espectro de autismo, o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Pessoas com Asperger vêem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas. Se você tem síndrome de Asperger, você tem um quadro para a vida – não é uma doença e, portanto, não pode ser “curada”. Muitas vezes, as pessoas sentem que a Síndrome de Asperger é um traço fundamental da sua identidade.

 

O dia 18 de fevereiro é considerado dia Internacional da Síndrome de Asperger, por ser a data de aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que deu o nome à Síndrome.

 

Desde 2003 a versão nº 5 do Manual de Diagnóstico e Estátistica dos Transtornos Mentais, o DSM, foi excluida da Síndrome de Asperger dos diagnósticos , integrando-a dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) como autismo leve ou de alto funcionamento.

 


UniTEA 01.01.2021

Feliz Ano Novo! Feliz 2021!

TEA 30.12.2020

Proíbida queima de fogos com ruídos

UniTEA 29.12.2020

TEAJUDAR 2020

Ciência Educação Inclusão Mercado de Trabalho Saúde TEA UniTEA
Processando sua Doação