Inclusão UniTEA TEA 18.02.2020 voltar

18 de fevereiro - Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional.


A síndrome de Asperger é um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional.

 

É um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria Transtornos do Neurodesenvolvimento, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V).  

 

A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas.  Trata-se de um dos perfis  ou espectro de autismo, o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Pessoas com Asperger vêem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas. Se você tem síndrome de Asperger, você tem um quadro para a vida – não é uma doença e, portanto, não pode ser “curada”. Muitas vezes, as pessoas sentem que a Síndrome de Asperger é um traço fundamental da sua identidade.

 

O dia 18 de fevereiro é considerado dia Internacional da Síndrome de Asperger, por ser a data de aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que deu o nome à Síndrome.

 

Desde 2003 a versão nº 5 do Manual de Diagnóstico e Estátistica dos Transtornos Mentais, o DSM, foi excluida da Síndrome de Asperger dos diagnósticos , integrando-a dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) como autismo leve ou de alto funcionamento.

 


UniTEA TEA 14.09.2020

TEAjudar Setembro

UniTEA Inclusão TEA 12.09.2020

Making Of 3º episódio - Compartilhando Vivências

UniTEA TEA Inclusão 09.09.2020

Autismo sem rótulo

Ciência Educação Inclusão Mercado de Trabalho Saúde TEA UniTEA
Processando sua Doação