Inclusão 31.03.2022 voltar

Câmara Municipal lança campanha de fomento à carteirinha dos autistas

Documento visa garantir o direito das pessoas com TEA


A Câmara Municipal de Caxias do Sul, com apoio da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense e da FADERS Acessibilidade e Inclusão, lançará, nesta sexta-feira (01/04), a campanha “TEAbraça”, que busca o incentivo à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A campanha vai contar com a participação de Davi Monteiro Barcelos, de oito anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele foi a primeira criança imunizada contra a covid-19, em Caxias do Sul. O ato solene, que será transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 16, da NET) e pelas redes sociais, vai ocorrer na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti, às 9h30. Durante o evento será apresentado o material de divulgação. O objetivo é sensibilizar pais, mães e responsáveis por pessoas autistas sobre a importância do documento.

A carteirinha atende aos requisitos da Lei Federal 13.977/2020, também conhecida como Lei Romeo Mion, em referência ao filho do apresentador Marcos Mion. Além dos dados de identificação, o documento, confeccionado pela FADERS, possui informações adicionais sobre a pessoa com TEA, por meio de QR Code, inclusive, com geolocalização do endereço residencial.

A Ciptea pode ser encaminhada por meio de um formulário on-line, disponível no endereço eletrônico da FADERS. No site do Legislativo caxiense também é possível verificar o passo a passo para o encaminhamento. Para obter o documento, que possui validade em todo o território nacional, não há nenhum custo.

Até março de 2022, foram emitidas 171 carteirinhas para autistas de Caxias do Sul, conforme dados da FADERS. O lançamento também ocorre em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril. Durante o evento, serão realizados cadastros de interessados a encaminhar o documento.

O que é a Ciptea?

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento. A carteirinha contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal ou cuidador.

(Texto: Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas)

31/03/2022 - 15:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul
Fonte: http://www.camaracaxias.rs.gov.br/noticias/index/24294


Inclusão UniTEA 20.05.2021

Importante conquista para os autistas!

Inclusão 14.04.2021

Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva

Educação Inclusão TEA UniTEA Saúde 02.04.2021

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Ciência Educação Inclusão Mercado de Trabalho Saúde TEA UniTEA
Processando sua Doação