A quarentena tem sido um desafio para pais e filhos, pois além de ser uma situação inusitada, associa-se a um quadro de ansiedade que pode estar relacionado ao medo das consequências de uma infecção ainda pouco conhecida, as restrições das atividades rotineiras, as modificações nas relações de trabalho e organização do núcleo familiar. As rotinas foram alteradas em todos os campos e o distanciamento protetivo dos membros mais idosos e grupos de risco certamente causou separações dentro das próprias famílias.
Manter as crianças em isolamento, mas ao mesmo tempo conectadas com a escola, os amigos e os familiares, pelas mídias eletrônicas/sociais tem sido um grande desafio para os pais de forma geral. Um olhar especial deve ser focado em crianças acometidas por transtornos do desenvolvimento, que por suas dificuldades geralmente necessitam de uma ampla gama de suporte multiprofissional, em grande parte suspensa durante este período de isolamento social.
Dentro deste grupo este texto tem como objetivo discutir a influência da quarentena pelo COVID-19 nas crianças com transtorno do espectro autista (TEA), orientando o Pediatra para alguns manejos emergenciais.
Acesse Documentos Científicos através do link https://www.sbp.com.br/ e confira
Preencha os dados abaixo para confirmar.