NOTA DE REPÚDIO AO PRONUNCIAMENTO DO CIENTISTA POLÍTICO, EDUARDO GUERINI
A Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos do Autistas – REUNIDA -, solidarizando-se com as pessoas autistas, suas famílias e com as associações e movimentos em defesa dos direitos das pessoas autistas, manifesta-se contrária à parte do conteúdo do discurso do cientista político, Eduardo Guerini, ao referir-se ao governador do estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, com os termos “autismo político”. O uso indevido da palavra ‘autismo’ – no caso, como adjetivo pejorativo – ofende toda a Comunidade do Autismo, que luta diariamente para romper barreiras do preconceito da população em relação ao Transtorno do Espectro do Autismo – TEA.
Abaixo, o fragmento proferido pelo cientista político, também professor da Univali, em discurso público, ao debater as atitudes do governo de Santa Catarina:
“...É antes de iniciar o processo que você deveria fazer a articulação política. Um aceno de última hora não garante sobrevida. Moisés sofre de um autismo político. Não dialoga com a sociedade civil, com os deputados, com o empresariado, com a imprensa. Deu de ombro para o jogo político e os deputados começaram a reagir...”