Nosso propósito

UniTEA

Sobre nós e o TEA

O UniTEA foi fundado pelo casal Raquel e Daniel Ely, pais do Gabriel, do Samuel e da Sophia Carolina Ely, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 14 meses, quando sua família morava nos EUA. Um mês antes, a mãe e o irmão mais velho perceberam que Sophia havia mudado o seu comportamento, involuindo em algumas habilidades adquiridas. Ela já não sorria, deixara de atender pelo nome e de interagir com seus pais e irmãos. Logo após o diagnóstico, a família recebeu em sua casa uma equipe multidisciplinar para orientá-los na intervenção domiciliar e dar-lhes o apoio e suporte necessários diante do diagnóstico. Esses profissionais estavam preocupados em dar suporte psicológico e capacitá-los durante as rotinas diárias, no intuito de que estas pudessem se transformar em possibilidades de estimulação e intervenção necessárias para o desenvolvimento da pequena Sophia. Desde então, os pais e irmãos tornaram-se “co-terapeutas” e agentes fundamentais para ampliar a qualidade de vida da menina.

Nosso objetivo é cuidar de quem cuida, para que as famílias e as pessoas com TEA possam multiplicar seus sorrisos.

Aproximadamente um ano depois, quando retornaram ao Brasil, eles encontraram um cenário completamente diferente. Frente a essa nova realidade, Raquel, que era professora, percebeu que havia sido uma “bênção” ter recebido os treinamentos do passo a passo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais da filha. Por isso, sentiu a necessidade de compartilhar esses aprendizados com outras famílias e profissionais de educação. Dessa forma, passou a organizar pequenos grupos de estudos no fundo de sua casa e a visitar algumas escolas da rede pública de ensino. Seguiu com esse trabalho voluntário por 4 anos. Até que, em março de 2018, ela e Daniel criaram o UniTEA - Movimento Unidos pelo Autismo, visando ampliar a conscientização e o diálogo sobre TEA. Juntos idealizaram o “1º Seminário sobre Autismo da Serra Gaúcha”, que contou com profissionais de renome nacional e internacional para a causa. Durante essa trajetória, buscaram parcerias com pessoas e profissionais que compartilhavam com o casal a lógica da abundância, na qual pessoas se unem em torno de um mesmo propósito. Cada uma delas sempre esteve disposta a doar sua melhor competência ou habilidade, como o conhecimento técnico ou algumas horas do seu tempo para se dedicarem à causa do autismo. Todos queriam poder auxiliar de alguma forma as famílias dos portadores de TEA, que também necessitam de cuidados e acabam ficando em segundo plano. Assim, 40 voluntários estão unindo forças e, no ano de 2019, abrirão as portas dos Instituto UniTEA para atendimento da comunidade autista de Caxias do Sul e região. O instituto surgiu com o intuito de ser um elo seguro entre as famílias de pessoas com diagnóstico de espectro autista, terapeutas, cuidadores e professores. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que irá promover e oportunizar um trabalho cooperativo e interdisciplinar entre pais, médicos, professores e demais profissionais das áreas de apoio e suporte às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O UniTEA acredita que juntas, ciência, saúde e educação, podem muito mais em benefício da qualidade de vida das pessoas com TEA. Nossa missão é ajudar outras famílias a recuperarem o sorriso de seus filhos e seu próprio direito de sorrir, mesmo diante dos desafios cotidianos.

Diretoria

Conselho

conselho

Daniel Martin Ely - Conselho Deliberativo

Daniel Martin Ely é diretor corporativo de planejamento e recursos humanos das Empresas Randon. Com larga experiência na condução de processos significativos de transformações organizacionais, Daniel tem liderado programas de inovação e de transição de traços de cultura, além da revisão e aprimoramento de processos de planejamento estratégico. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado em Estratégias Organizacionais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e especialização em Gestão/Liderança pela Kellogg School of Management at Northwestern University (EUA). Também possui pós-graduação em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. É atual Líder da Câmara Automotiva do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), e diretor do Centro de Excelência Empresarial (CENEX). Além de idealizador e criador do site "Reflexões e Conexões" e co-fundador do Movimento Unidos pelo Autismo - UniTEA. Atualmente, Daniel é presidente do Conselho de Administração do Instituto UniTEA. Foi reconhecido em 2018 como um dos RH’s mais admirados do Brasil e América Latina, e Destaque Estadual - RS.

conselho

Marcos Giovane Rutsatz - Conselho Deliberativo

Marcos Giovane Rutsatz é médico e atua junto as Empresas Randon há mais de 15 anos, onde exerce a coordenação do Programa de Saúde Ocupacional das empresas do grupo e a coordenação da equipe médica, desenvolvendo ações de promoção de saúde individual e coletiva dos trabalhadores. Além disso, integra o quadro médico junto ao Ministério da Previdência Social e exerce a atividade em clínica privada. No passado, atuou também a nível hospitalar e em serviços de urgências e emergências médicas. Formado em Medicina, em 1994, pela Universidade Federal de Santa Maria, com especialização nas áreas de Medicina Aeroespacial, pela Universidade da Força Aérea Brasileira (RJ), e nas áreas de Clínica Médica e Medicina do Trabalho, pela Faculdade São Camilo – SP. Integra, na condição de vice-coordenador, a comissão de Saúde e Segurança do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), e também a diretoria de saúde da Câmara de Indústria e Comércio (CIC), de Caxias do Sul. Também é conselheiro médico do Grupo de Estudos de Ambientes de Trabalho (GEAT), lotado na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

conselho

Rogério Luiz Ragazzon - Conselho Deliberativo

Rogério Luiz Ragazzon é Conselheiro Independente de Estratégia (Administração, Consultivo e Fiscal); Advisor em Governança Corporativa (processo sucessório); Advisor em Reestruturação Societária em Empresas Familiares Ltda e S/A de Capital Fechado; Advisor em Planejamento e Desenvolvimento Comercial. Possui formação em Conselho Fiscal pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e formação para Conselheiros de Administração pelo mesmo Instituto. Possui especialização em Gestão/Liderança pela Kellogg School of Management at Northwestern University (EUA). Trabalhou por mais de 37 anos no Grupo Randon. Desde 2015, exerce suas atividades através de sua consultoria. Atualmente, é Conselheiro Fiscal da Fras-le S.A., Conselheiro no Conselho Deliberativo da CIC e Conselheiro Consultivo na Unique Rubber Technologies Ltda.

conselho

Roseli Beatriz Randon - Conselho Deliberativo

Especializada em Nefrologia Pediátrica, pela Santa Casa de Porto Alegre e 1 ano na França; Mestre em Nefrologia, pela Universidade Federal do RS, em Porto Alegre (1998 a 2001). Desde 2001, é professora de graduação em Medicina e residência pediátrica, pela Universidade de Caxias do Sul; desde outubro de 2016, vem realizando cursos de formação em “NeuroPsicoFisiopatologia Adaptativa” e “Otimização NeuroPsicoFísica com a Tecnologia REAC”. Desde março de 2018, passou a fazer o acompanhamento de gestantes de alto risco com malformações fetais (orientação do diagnóstico e cuidados pré e pós-natais do bebê).

conselho

Nilo Pistorello - Conselho Fiscal

Nilo Pistorello atua no financeiro desde 1995, desempenha as atividades de gerenciamento nesta área, supervisionando compromissos assumidos e faturamento (contas a pagar e a receber), elaborando fluxos de caixa contendo receitas e despesas, efetuando aplicações/resgate e captações financeiras, representando a empresa perante agentes bancários, fiscalizando remessas de documentos e apresentando relatórios detalhados das operações executadas, a fim de demonstrar com praticidade e clareza o atual capital de giro da empresa. Atuando com a gestão da equipe, responde também pelo setor de recursos humanos da empresa. De 02/12/1987 até hoje, Nilo é gerente administrativo e financeiro na Empresa Triches Ferro e Aço Ltda; de abril/2015 até hoje, é membro do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS; de 03/03/1997 até hoje, é sócio quotista da empresa Tricorte Indústria e Comércio de Aço Ltda. Formação acadêmica: MBA Gestão Empresarial CEEM/FGV, em Caxias do Sul – RS; pós-graduação em Administração Financeira pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e Bacharel em Administração de Empresas e Pedagogia, também pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

conselho

Rosemary Rodrigues Pistorello - Conselho Fiscal

Rosemary Araldi Rodrigues Pistorello é gerente executiva do Plano de Saúde Sistema Saúde Integral (SSI Saúde) há mais de 20 anos. Seu foco de atuação é nas áreas de medicina assistencial e ocupacional dos funcionários das Empresas Randon, intermediando as relações entre as instâncias deste universo e zelando, através de sua equipe, pela qualidade de vida dos beneficiários. É graduada em Administração de Empresa e Direito (UCS), pós-graduada em Gestão de Planos de Saúde (Anhanguera – UNIDERP), possui MBA em Gestão Empresarial (CEEM/FGV) e formação no Programa de Desenvolvimento de Gestores de Negócios (Fundação Dom Cabral). Atualmente, é diretora de saúde da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC).

conselho

Rudinei Antônio Viganó - Conselho Fiscal

Rudinei Antônio Viganó possui expertise em controles internos, elaboração e análise de demonstrações contábeis pelas normas internacionais (IFRS), implantação de sistema ERP, análise de arquivos e documentos digitais, planejamento tributário, orçamento, implantação de processos administrativos, consultoria fiscal, contábil e tributária – especialmente em SPED - , auditoria em geral, valuation, análise de investimento, fluxo de caixa, planejamento orçamentário, elaboração e análise de indicadores de desempenho (KPI), custos e precificação. Possui Bacharelado em Ciências Contábeis pela UCS, e MBA em Gestão de Empresas pela FGV. Também possui formação como Conselheiro de Administração e Governança Corporativa em empresas familiares pelo IBGC. Atualmente, é sócio-diretor da Mynne Consultoria de Negócio, H4 Inteligência Fiscal, e Regras Fiscais Inteligência e Compartilhamento.

Processando sua Doação